quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Cebolas


Hoje venho partilhar com vocês um "problema culinário", se assim se pode chamar. Ontem estava a preparar um refugado para o jantar, e o que leva um belo refugado?! Cebola..ah pois é! E ontem foi demais, pois fartei-me de chorar ao cortar a cebola, já nem conseguia abrir os olhos quase e pensei cá para com os meus botões "não é mais nem ontem, acabou-se a tortura, vou investigar sobre isto, tem de haver solução." Fiquem a saber que cebola é o nome vulgar da planta cujo nome científico é Allium cepa L.. Ora quando as cebolas são cortadas as suas células são quebradas. As células das cebolas têm duas secções, uma com enzimas chamadas alinases e outra com sulfuretos. As enzimas decompõem os sulfuretos produzindo ácido sulfénico. O ácido sulfénico é instável e decompõe-se num gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido (que nome tão lindo!). O gás dissipa-se pelo ar e eventualmente chega aos olhos, onde vai reagir com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico. O ácido sulfúrico irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder. Em resposta a esta irritação, as glândulas lacrimais entram em acção para diluir e lavar a irritação. Esclarecidos?! Investiguei entretanto dicas para cortar cebolas sem chorar. Aqui ficam:
- Para não chorar quando corta as cebolas, coloque-as num recipiente com água por 2 a 3 minutos, depois de descascadas e cortadas ao meio.
- Para não chorar ao cortar a cebola, espete na ponta da faca um pedaço de pão. Verá como resulta.
- Para cortar cebolas sem chorar é só corta-las debaixo da torneira com água corrente.
- As cebolas pequeninas descascam-se facilmente se forem mergulhadas em água a ferver por uns segundos.
- Para cortar cebolas sem chorar, deixe uma vela acesa próximo de onde estiver cortando.

1 comentário:

Unknown disse...

que giro, gostei muito desta tua investigação. eu tento ter sempre umas duas cebolas no frigorífico, garanto-te que não fazem chorar tanto ou então (quando me esqueço de colocá-las) corto ao meio e passo muito bem por água fria. agora essa do pão e da vela, não conhecia e tenho as minhas dúvidas mas só experimentando...
:)*