sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Mário Cesariny (1923-2006)


Bem, hoje tá visto que não há nada para fazer, então aproveito para escrever aqui mais umas coisinhas...há-de ser até me fartar, tá visto! E porque não falar dum senhor (grande Senhor), cuja obra apesar de já ser muitooo extensa e antiga só tive a oportunidade de a (re)descobrir melhor recentemente.

Mário Cesariny de Vasconcellos foi um pintor e poeta, considerado o principal representante do surrealismo português. Cesariny, figura sempre inquieta e questionadora, afastava-se de maneira definitiva, do movimento neo-realista. Adoptou uma atitude estética de constante experimentação, logo visível nas suas primeiras colagens e pinturas informalistas realizadas com tintas de água, e distribuídas no suporte de forma aleatória. Seria este princípio anárquico que conduziria a obra de Cesariny ao longo da sua vida (incluindo a sua produção poética, que o autor considerava construir a partir deste desregramento inicial das suas experiências na pintura).

Eu como sou mais virada para a poesia cá fica um dos meus poemas favoritos..


Em todas as ruas te encontro

em todas as ruas te perco

conheço tão bem o teu corpo

sonhei tanto a tua figura

que é de olhos fechados que eu ando

a limitar a tua altura

e bebo a água e sorvo o ar

que te atravessou a cintura

tanto tão perto tão real

que o meu corpo se transfigura

e toca o seu próprio elemento

num corpo que já não é seu

num rio que desapareceu

onde um braço teu me procura


Em todas as ruas te encontro

em todas as ruas te perco


=)

Sem comentários: